De easter eggs a truques no gameplay, nós examinamos a quantidade impressionante de detalhes na grande criação de Hideo Kojima.
Metal Gear Solid V: The Phanton Pain é um dos poucos jogos que presta muita atenção nos detalhes, personagens e sistemas de seu mundo. É o tipo de game que você pode estar jogando há 100 horas e ainda descobre novas e excitantes maneiras de jogar. Os detalhes em Metal Gear Solid V vão dos easter eggs e as referências à cultura pop até os truques de gameplay (precisa de dicas para começar bem o game?), que exigem criatividade do jogador e provam quanto esforço foi feito para essa incrível e aclamada criação de Hideo Kojima.
Abaixo, nós enumeramos 100 dos mais loucos detalhes (e sem spoilers!) de Metal Gear Solid V que conseguimos encontrar. Baseamos o texto nas nossas próprias experiências e nas de vários jogadores ao redor no mundo que são viciados no game e decidiram compartilhar suas histórias e observações online nas últimas semanas. Agradecemos especialmente às comunidades dos sites Reddit e NeoGAF por notarem, inicialmente, vários desses detalhes.
Não necessariamente nessa ordem...
1- Quando você sair da área da sua missão, não deixe seu D-Horse para trás. Ele está equipado com o próprio Fulton e voa para longe.
2- Se Big Boss se machuca muito durante uma missão, ele estará conectado em uma bolsa de sangue em um helicóptero entre as missões.
3- Se você atordoar ou tranquilizar um inimigo e ele cair em uma poça d'água, eles irão se afogar.
4- Você pode evitar uma extração Fulton apenas atirando no balão.
5- As conversas com soldados que falem em outra língua diferente de inglês não terão legendas, a não ser que você tenha conseguido um intérprete. Logo, interrogá-los por informação é inútil.
6- Apesar de ser um evento programado, a primeira vez em que você se machuca durante a abertura/sequência de tutorial, o alerta sonoro de machucado vai tocar para te ensinar o que aquele som significa.
7- Se Big Boss ficar muitos dias sem tomar banho, os inimigos irão sentir o seu cheiro e investigar a área. Animais selvagens podem até pensar que Big Boss está morto.
8- Em um certo momento, não tomar banho vai iniciar uma cena na qual Ocelot joga água nele.
9- Outra maneira de lavar o sangue que está em você é andando na chuva.
10- Se você tranquilizar Ocelot repetidamente, ele tem uma grande variedade de diálogos personalizados, incluindo... "La Li Lu Le Lo."
11- Se você usar seu Fulton em objetos da base e voltar depois, os guardas terão diálogos personalizados reclamando sobre estarem encrencados pelo equipamento que desapareceu.
12- Caixas de papelão vão começar a se desmanchar na chuva. Isso pode ser angustiante para o guarda que está fissurado no pôster da pin-up na sua caixa.
13- Você pode usar as caixas de papelão como um trenó. Sério.
14- Os sinais ao redor da Mother Base foram feitos a partir de alguns personagens: sinais de construção tem o Paz neles, os sinais de aviso na ponte tem Quiet, etc.
15- O jeito mais rápido de se deslocar na Mother Base é na verdade enviando você mesmo por correio para outras plataformas. Apenas se esconda dentro de uma caixa de papelão num ponto de entrega, e você será entregue numa outra área rapidamente.
16- Você pode inclusive ser entregue em diferentes postos inimigos ao pegar endereços (invoices) dos destinos que deseja, e se escondendo no tipo certo de caixa de papelão.
17- Se você destruir os equipamentos de comunicação da missão C2W em um modo livre antes de aceitar a missão, a missão vai terminar durante os créditos, com um Kaz surpreso te parabenizando por ser tão eficiente.
18- Os guardas mudam de turno em um intervalo de 12 horas. Essa movimentação pode deixar as missões bem mais fáceis ou mais difíceis para Big Boss.
19- Se um cão selvagem atacar e te morder enquanto você tiver D-Dog ao seu lado, ele vai automaticamente saltar para te salvar se você não apertar o botão para escapar.
20- Se você incapacitar um guarda enquanto ele está passando um relatório pelo rádio, a pessoa do outro lado vai perceber que a transmissão foi cortada e mandará alguém para investigar.
21- Apontar uma lanterna acesa em um guarda que estiver usando óculos de visão noturna irá cegá-lo temporariamente.
22- Motoristas do tanque de guerra irão tocar suas buzinas para acordar qualquer aliado que tenha caído no sono.
23- Você pode usar o Fulton para carregar um contêiner de carga e voltar para ele e dirigir até o Centro de Comando Aéreo para uma fuga rápida.
24- Derrubar uma caixa de suprimentos na cabeça de um inimigo faz com que eles desmaiem. É uma ótima maneira de se livrar dos adversários mais difíceis sem ser notado.
25- Você pode explodir o piso de um tanque de guerra com C4, ao melhor estilo O Resgate do Soldado Ryan, e imobilizá-lo.
26- Você pode usar a arma d'água para queimar equipamentos eletrônicos da base inimiga sem precisar explodi-los e arriscar ser detectado.
27- Você também pode usar a arma de água para apagar incêndios e fazer alguns postos ficarem mais escuros durante à noite.
28- Se você tentar usar uma arma d'água no Homem em Chamas, Ocelot vai ligar e te dizer que você não possui água suficiente para derrotá-lo.
29- Você pode subir em árvores e postes de telefone.
30- Você pode derrotar inimigos usando golpes corpo-a-corpo em uma posição propícia, mas são necessários muitos golpes para atordoá-los e você seria muito idiota de fazer isso.
31- Você pode jogar inimigos em outros inimigos para atordoá-los.
32- Se você fizer uma ligação durante um ataque aéreo de gás do sono e não esperar tempo suficiente até que ele passe, você vai ficar inconsciente.
33- Você pode montar no D-Horse enquanto está correndo sem se machucar -- o que é ótimo durante uma fuga rápida.
34- Machucar seu Companheiro durante as missões diminui seu nível de afinidade com eles -- mesmo que tenha sido um acidente.
35- Aumentar seu nível de afinidade com o D-Horse vai eventualmente te deixar conquistar a habilidade de "defecar onde você mandar". É literalmente isso.
36- Deixar o cocô do seu cavalo na estrada vai fazer com que os veículos desviem de rota quando têm de passar por cima dele.
37- No dia do seu aniversário, Snake ganha um bolo e um charuto dentro do jogo.
38- Seus parceiros não são invisíveis para os inimigos. Se um inimigo for investigar onde você está se escondendo e achar D-Dog ou D-Horse no lugar, eles tentarão expulsá-los.
39- Os animais que você extrai com seu Fulton fora das zonas de combate aparecem no zoológico ou no cativeiro da Mother Base.
40- Você pode achar e escolher plantas medicinais para cultivar dentro da sua plantação na Mother Base
41- Você pode destravar o uniforme de "Sniper Wolf" para Quiet.
42- Se você matar muitas pessoas ou construir muitas armas nucleares, o pedaço de metal que está na cabeça de Snake vai começar a virar um chifre.
43- Tanto os soldados femininos quanto os masculinos da Mother Base que você levar para as missões terão vozes ao interrogarem os inimigos.
44- Se você acertar muitos tiros na cabeça dos inimigos, eles começarão a usar capacetes. O mesmo pode ocorrer com o uso de coletes à prova de balas ou óculos de visão noturna -- nesse último caso, é bom parar de se infiltrar com frequência durante a noite.
45- Se a maneira como você faz seus ataques envolve o ato de girar, soldados inimigos vão começar a trazer binóculos com mais frequência.
46- Para capturar facilmente os soldados distraídos da Mother Base, você pode tocar a fita cassete de "Dispersão do Amor", usando o seu toca-fitas. Fique de olho: eles virão rapidinho.
47- Existe uma fita cassete de um soldado se segurando para ir ao banheiro. Toque-a quando Big Boss estiver em um banheiro portátil e os guardas não irão investigar.
48- Você pode colocar uma bala extra em um espaço da sua arma ao recarregá-la quando estiver cheia.
49- Se você deter um soldado inimigo por muito tempo, ele pode tentar te atacar com uma faca.
50- As missões possuem vários objetivos opcionais que não são revelados até você completá-los, para encorajar que você explore o jogo.
51- Tocar a fita de Quiet cantarolando irá ajudar a firmar a sua mira.
52- Tocar a fita "Inimigo Eliminado" nos alto-falantes vai fazer com que os inimigos parem de te perseguir.
53- Você pode derrubar soldados jogando revistas em suas cabeças no modo-reflexo, que resulta em um som de "ting" bem satisfatório.
54- O D-Dog pode uivar quando vocês conseguirem um novo posto juntos. Auuuuu!
55- A dica principal para ser furtivo é usar o que há no cenário a seu favor. Por exemplo, paredes, barricadas, banheiros e plantas são esconderijos bastante úteis. Além disso, Snake carrega uma caixa de papelão para fugir da vista de inimigos eficientemente, quando usada da forma certa, é claro.
56- Quando o inimigo te pega dentro de uma caixa de papelão, eles irão avisar para seus comandantes. A resposta é ótima: "pare de brincadeira, soldado".
57- Se um soldado for investigar sua invasão e você tiver abandonado a caixa, eles irão fazer um relatório dizendo que era apenas uma caixa de papelão. O Posto do Comandante irá então marcar uma consulta psiquiátrica.
58- Algumas vezes, jogar uma granada em um grupo de inimigos vai fazer com que um soldado se sacrifique e pule em cima dela para salvar os colegas.
59- Você pode pedir ao D-Horse para que ele fique no meio da estrada enquanto você procura um lugar para se esconder. É uma boa maneira de parar veículos sem alertar os inimigos.
60- Na primeira missão, Kaz pode pedir repetidamente para que Big Boss diga "as palavras mágicas". Como não possui um botão específico para "obrigado e por favor", apertar o botão de ação fará com que Big Boss responda direitinho.
61- Chamar o seu helicóptero irá limpar os rastros da fumaça de uma granada.
62- Se o seu inimigo começar a usar capacetes ou escudos, você ainda pode alvejá-los: basta dar um tiro especificamente entre os olhos ou nas falhas das armaduras deles.
63- Alguns soldados inimigos podem ouvir quando a bala ricocheteia no capacete de alguém, então mire com cuidado!
64- Uma rádio em Angola toca em seu noticiário uma parte do enredo de P.T., a demo jogável de Silent Hills -- o projeto abandonado de Guillermo del Toro e Kojima.
65- Se algum animar bloquear o caminho de um carro no meio da estrada, o motorista vai abaixar a janela e gritar com eles. Aproveite para atirar. :)
66- Se você chutar um inimigo no chão várias vezes, você vai matá-lo.
67- Animais selvagens também podem atacar soldados.
68- Alguns soldados na Mother Base têm a habilidade de ser "encrenqueiros" (Troublemakers, ou "causadores de problemas", em inglês), o que faz com que eles pratiquem bullying com outros soldados.
69- Snake está no panfleto da Kojima Productions no hospital. O panfleto contém o número do estande da Konami na GDC 2013.
70- Existem milhares de referências culturais em The Phantom Pain. Os codinomes Ahab e Ishmael, a presença de um navio baleeiro indo para o Afeganistão e o nome do seu helicóptero de suporte, Pequod, são referências a Moby Dick, de Herman Melville.
71- 1984, de George Orwell, também é outra referência presente: o jogo se passa em 1984. Há um pôster que diz "O Big Boss está vendo você", em menção ao "Big Brother" do texto original. E quando Ocelot é atingido por um tranquilizador, ele costuma murmurar que "2+2=5".
72- O Lorde das Moscas é uma referência para Eli, que está localizado perto da coleção de cabeças de suínos decepadas e mantém uma concha presa em seu cinto.
73- Se você atirar na cabeça de porco perto da cadeira de Eli, ele fará "oinc".
74- Quiet vai começar a flertar com você no helicóptero se você começar a olhar demais para ela.
75- Bater em guardas na Mother Base aumenta a sua moral com seus soldados.
76- Se você estiver correndo com o D-Dog e inverter o lado da câmera, o cachorro também vai mudar de lado para continuar sendo visto.
77- Existe uma maneira de esconder inimigos desmaiados bem à vista sem alertar os outros soldados: apenas coloque o soldado inconsciente em uma cama.
78- Você pode usar o Fulton em um tanque inimigo que tenha soldados dentro se você conseguir entrar sem ser notado.
79- Interrogar seus próprios homens na Mother Base pode levar a informações úteis. Duvida? Que tal aprender a contra-atacar a tecnologia inimiga ou descobrir o lugar onde os diamantes da base estão escondidos?
80- Existe uma frase bem pequena escrita no tapa-olho de D-Dog: "Suprimentos Militares KONGOU Co., Ldta. - Cachorro-Engrenagem de Alta Performance - Séries ÓTIMO UIVO."
81- Você pode se eletrocutar em linhas de eletricidade que estão sem tensão.
82- O som de "O Homem de Seis Milhões de Dólares" toca quando você dá um soco em um soldado com o braço biônico.
83- Você pode apagar soldados ativando uma armadilha.
84- Assuste guardas tentando investigar sua área com a ajuda de sons de ursos em uma fita-K7.
85- Se você ficar perto dos sinais de "aviso: caixas caindo" ao redor da Mother Base, uma caixa irá cair e te deixar inconsciente.
86- Pegou fogo? Pare, deite e role.
87- Algumas vezes você pode ouvir as soldados na Mother Base perguntando uma para a outra se elas são "Team Miller" ou "Team Ocelot". Ah, essa rivalidade...
88- Se você tocar uma fita muitas vezes, ela pode se quebrar. E nenhuma caneta Bic vai resolver isso.
89- Se você atordoar inimigos com um braço de choque, os soldados ao redor vão perguntar uns pros outros se eles estão "sentindo cheiro de algo".
90- As pessoas reagem diferente com a extração do Fulton. Os soldados inimigos que estão acordados vão ficar assustados, os prisioneiros resgatados vão comemorar e por aí vai.
91- Você pode derrubar um helicóptero inimigo plantando um C4 em um veículo, extrair com o Fulton logo abaixo do helicóptero e aí detonar a bomba quando ela estiver no ar.
92- A dissuasão nuclear não é apenas um conceito discutido na série. Em Metal Gear Solid V, é, na verdade, uma parte essencial do sistema do jogo, uma vez que você desenvolve a habilidade de construir armas nucleares na sua Operação de Base Avançada.
93- Se começar a chover, os soldados inimigos irão reagir de acordo, indo para abrigos ou lugares cobertos.
94- Usar um escudo enquanto você anda no D-Walker proporciona cobertura para as suas costas.
95- Lisa, o fantasma de P.T., está disponível como uma armadilha.
96- Granadas de fumaça não vão criar uma nuvem de fumaça grande se a granada cair em uma poça d'água. Dependendo da profundidade, ela pode nem chegar a explodir.
97- Fotografias são adicionadas (ou removidas) do seu helicóptero de acordo com o seu progresso no jogo. #momentos
98- Existe uma cena muito importante escondida em uma porta na plataforma médica da Mother Base.
99- As flores do quarto do hospital no começo do jogo são muito especiais -- e a sua importância só vai ser entendida por quem já jogou o Metal Gear Solid 3.
100- Existe uma cena especial no jogo que requer que todos os jogadores de Metal Gear Solid V com a Base Operacional Avançada trabalhem juntos para destravá-la.
Fonte: IGN
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